PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PALAVRA DE MÃE (DEPOIMENTO)



Agradeço muito pelos anos que minha filha Júlia da Costa esteve no Cei Vila Curuçá desde outubro de 2003 ate dezembro de 2009, neste periodo ela teve um desenvolvimento muito promissor!!!Fico agradecida por todo ensimaneto que ela adquiriu no Cei Vila Curuça.Agradeço a todos os educadores e colaboradores que ajudaram ela neste periodo.Este trabalho desenvolvido por todos desta instituição merece nosso voto de confiança e apoio!Ah...adorei a ideia do blog, é uma maneira interessante de manter um contato mais proximo com a Cei.Continuem com este trabalho maravilhoso!!!!Grata.Beijoss.




Fátima Maria da Costa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

6ª MOSTRA DE CULTURA INFANTIL DO CEU CEI VILA CURUÇÁ

"Cuidar de si, cuidar do outro: ressignificando a convivência no Centro de Educação Infantil"




"O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência."

Humberto Maturana




Data: 27 de setembro a 01 de outubro de 2010
Local: Foyer do CEU VILA CURUÇÁ
Av Marechal Tito, 3400 - Itaim Paulista

Amigos, vejam  no álbum abaixo as fotos do evento:



6ª Mostra Cultura Infantil (2010)

sábado, 11 de setembro de 2010

"Meu CEI no céu...Eu sei no CEU"

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO

CEU CEI VILA CURUÇÁ






Crianças criando a capa do PPP







"[...] Considerando todos estes aspectos, ao darmos início à discussão sobre a Proposta Pedagógica junto à equipe (ainda em 2004), percebemos que a maioria dos profissionais que ali estavam, incluindo direção e coordenação, [...] optou em trabalhar no CEU CEI Vila Curuçá por estarem procurando novos desafios e um ambiente que propiciasse novas possibilidades no trabalho com bebês e crianças pequenas. Usando de uma metáfora, todos estavam buscando um "céu" para trabalhar.







Inspirados nessa metáfora e após muitas reflexões, criamos a referência geradora - [...] - que viria a nortear todas as nossas ações de 2004 até a presente data: "Meu CEI no céu...Eu sei no CEU". Através deste trocadilho buscamos expressar de maneira lúdica, qual seria o enfoque a ser dado ao Projeto Pedagógico em nossa Unidade, ou seja, a criação de um ambiente acolhedor e harmonioso (um céu!), a apropriação dos espaços (meu CEI!), a construção de saberes (Eu sei!) no Centro Educacional Unificado (no CEU!).








Embora o objetivo principal fosse ter como base essa referência nas ações desenvolvidas junto às crianças, essa abordagem passou a ser o fio condutor de toda a nossa prática, já que o acolhimento, a necessidade de pertencimento e o aprender são aspectos relevantes não só para os pequenos, mas também perpassa todas as relações entre os adultos, seja entre direção e profissionais, equipe técnica e pais, pais e professores, CEI e comunidade, CEI e CEU ou ainda, num esfera mais ampla entre CEI e SME.








Dessa forma, essa referência geradora foi sistematizada através do mapa conceitual anteriormente apresentado, cuja abrangência não se restringe unicamente às ações didáticas, mas sim representa uma bússola que conduz diariamente a nossa prática no cotidiano do CEI. [...]"




 MAPA CONCEITUAL:


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Agora eu era o rei, era o bedel e era também juiz...

...E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz!"*

Era uma vez numa brinquedoteca... on PhotoPeach




* "João e Maria " - Chico Buarque de Holanda





"A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA..." *

PROJETO COZINHA EXPERIMENTAL



Desde 2004 realizamos o Projeto Cozinha Experimental no CEU CEI Vila Curuçá, através do qual as crianças preparam junto com seus professores alimentos diversos, tais como: pães, bolos, doces, saladas, tortas, sucos etc. Nosso objetivo é estimular uma alimentação saudável e promover inúmeras aprendizagens partindo de uma vivência significativa e lúdica. Na foto acima vemos uma atividade ocasional realizada na Páscoa de 2010 em que as crianças prepararam seus ovos de Páscoa a partir de uma receita de brigadeiro (chocolate em pó, leite condensado e leite em pó). Nesse projeto houve também uma preocupação em respeitar as diferentes necessidades alimentares das crianças e por este motivo, além dos bombons tradicionais, foram preparados alguns brigadeiros de mandioca com cacau para aqueles que não podiam consumir leite. Com esta simples brincadeira a criança pode aprender: noções de higiene, quantidade, reações químicas, oralidade, aspectos culturais, convivência e respeito à diversidade.

* Titãs

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TOCAR E TROCAR: A INCLUSÃO DO AMOR COMO CURRÍCULO ESSENCIAL





Desde 2007 desenvolvemos no CEU CEI Vila Curuçá projetos envolvendo o uso da técnica de massagem Shantala para bebês. O trabalho teve início com uma criança portadora de necessidades especiais, a Samya, e foi estendida às demais a partir de um Projeto de Formação Continuada realizado em 2008(Projeto Especial de Ação - PEA). Nessa ocasião todos os educadores , além de aprender a usar a técnica "Shantala", puderam refletir sobre a importância do toque corporal e do afeto no desenvolvimento da criança. As mães também participaram desse processo através de oficinas onde aprenderam e aplicaram a técnica Shantala em seus filhos. O Projeto foi registrado em um DVD (23 minutos) e está à disposição na Unidade para quem quiser conhecer melhor a proposta. No final de 2008 recebemos "Menção Honrosa" no 3º Prêmio Paulo Freire pela Qualidade do Ensino Público Municipal, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. Mas o nosso maior prêmio está expresso na foto acima, em que uma criança reproduz em uma boneca a massagem que recebeu da professora. Temos a certeza que ações como essas são fundamentais para a formação da criança e, numa esfera bem mais ampla, contribuem para a construção de um mundo em que o afeto e o cuidar do outro possam estar presentes nas relações humanas.



Tocar e trocar: a inclusão do amor como currículo essencial. on PhotoPeach