PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

NOS CAMINHOS DA EDUCOMUNICAÇÃO (PEA-2011)

Projeto Especial de Ação – PEA/2011:
“Convivendo e aprendendo nos caminhos da educomunicação”


As cem linguagens da criança

A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar 

de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe:
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.


Lóris Malaguzzi



Data de início e término: 11 / 03 / 2010  a  12 /12 /2011  
Carga Horária: 108 horas no ano 
Dias de realização: Segundas, terças e sextas-feiras    
Grupo I das 12h00 às 13h00   -   Grupo II das 17h00 às 18h00
Justificativa:

         Dando prosseguimento  aos estudos e ações desenvolvidas no ano de 2010 no CEU CEI VILA CURUÇÁ “IRENE RAMALHO”, cuja temática foi a reflexão acerca da convivência no âmbito do CEI, especialmente sobre o papel do cuidar na promoção de aprendizagens,  o presente projeto propõe a continuidade  desse  processo de formação  junto à equipe docente, delimitando como  foco principal  para este ano letivo o aprimoramento da convivência da  comunidade escolar    e a promoção de  novas aprendizagens através da abordagem e dos recursos da educomunicação.
Inaugurado em 2003, o CEU CEI Vila Curuçá atende atualmente 327 crianças na idade de zero a quatro anos, organizadas em 14 salas de aulas,  contando atualmente uma equipe formada por  67 funcionários, sendo 58 professores de educação infantil, 05 auxiliares técnicos educacionais, 03 agentes escolares, e 01 diretora, além de funcionários de serviços terceirizados (limpeza, cozinha, lavanderia e vigilância). O CEI está localizado no Itaim Paulista, um bairro da periferia da zona leste de São Paulo. Juntamente com a EMEI, EMEF, Telecentro, Teatro Luis Gonzaga, Biblioteca João Cabral de Melo Neto, Departamento Cultural e de Esportes, o CEI compõe o Centro Educacional Unificado Vila Curuçá “Irene Ramalho”.
O fato do CEI estar localizado em um CEU oferece  inúmeras  possibilidades de interações através dos muitos recursos educacionais e culturais  a que as crianças tem acesso neste equipamento. Por outro lado, o grande porte do equipamento e as muitas ações  aqui desenvolvidas, bem como  e  a configuração arquitetônica  das instalações do CEI – quatorze salas de aulas distribuídas em dois pavimentos  distintos - criam um grande desafio de integração das ações e de comunicação para a comunidade escolar, já que, para ilustrar, a Unidade não dispõe de uma única entrada principal, mas sim de muitos acessos,  portas e  ambientes articulados. Essa condição sempre exigiu da equipe um esforço no sentido de encontrar   recursos alternativos  para  fazer com que as informações fluam  no ambiente escolar (comunicados, cartazes, murais etc.).
A discussão realizada pelo PEA 2010 sobre convivência e aprendizagem, em consonância com o proposto pela Secretaria Municipal de Educação, trouxe à tona o debate sobre como a comunicação é um fator decisivo nas relações entre os diversos atores que compõem a unidade escolar: crianças, professores, demais educadores da unidade, famílias, equipe técnica, rede municipal de ensino etc. Por este motivo, ainda que a título experimental, deu-se início ainda em 2010, a ações cujo objetivo principal  era a busca de caminhos alternativos para aprimorar a comunicação no CEI através de recursos midiáticos como a criação de um blog,  a implantação da rádio escolar “Rádio Pingo de Gente” com base no Programa “Nas ondas do rádio” de SME, e as primeiras discussões no sentido de se criar um “Cantinho de Informática” na brinquedoteca do CEI. Tais ações  foram sistematizadas em um projeto de gestão denominado “Plugar: conectando sonhos, crianças, educadores, famílias, gestão e linguagens midiáticas no CEU CEI Vila Curuçá”. Esse projeto de gestão previa em seu cronograma a promoção de um processo de formação que subsidiasse tais práticas. E  é  neste sentido que se insere o presente Projeto Especial Ação.
O sucesso das ações realizadas com o uso de recursos digitais durante o  segundo semestre de 2010 através do Blog do CEU CEI VILA CURUÇÁ e da Rádio Pingo de Gente”, demonstrou este é um terreno fértil para o para a promoção de interações e aprendizagens significativas e para o aprimoramento da comunicação entre adultos e crianças:
As tecnologias promovem um diálogo permanente entre a criança e o mundo. As linguagens midiáticas no universo infantil são recursos que possibilitam a todos os envolvidos na ação pedagógica a exploração de outros modos de ler por meio de imagens, ícones, textos e hipertextos, vídeos, animações... Os recursos e ferramentas apresentados por softwares, programas e os próprios equipamentos levam a descobertas das estruturas funcionais para além do simples manuseio oferecendo novas formas de interação e de comunicação entre adultos e crianças.  (São Paulo, 2008 p. 19).
Desse modo, acreditamos que os estudos da educomunicação articulados às  demais discussões sobre educação infantil na rede municipal de ensino -  possam trazer contribuições valiosas para o aprimoramento da proposta pedagógica da Unidade. Essa abordagem, que articula  aspectos da educação e da comunicação,   tem como  princípio fundamental a utilização de recursos comunicativos – rádio, cinema, TV, internet, jornais,  murais, etc -  num enfoque  dialógico e democrático que, em outras palavras,  propõe dar a voz a todos os sujeitos no ambiente escolar promovendo assim um  exercício de cidadania.  Percebemos, por exemplo, através das primeiras produções  da “Rádio Pingo de Gente”, que uma rádio escolar no ambiente do CEI possibilita dar a voz desde ao balbucio de um bebê ou à criação de uma história por crianças maiores,  até  à fala articulada de adultos (professores, pais de alunos, equipe técnica etc.).
 Nosso desafio é preparar os educadores para que possam assumir com propriedade essa tarefa de dar voz à criança pequena e aos seus “adultos parceiros”, apropriando-se das conquistas tecnológicas de seu tempo e de seu lugar, e assim propiciar  novas aprendizagens, formas significativas de comunicação e referências positivas de convivência.


  
Objetivos Gerais:
  • Promover junto aos educadores um processo de formação  que articule as contribuições do campo da  educomunicação, especialmente a linguagem radiofônica,  ao  trabalho pedagógico desenvolvido no  Centro de Educação Infantil.
  • Propor a reflexão teórica e prática sobre o uso crítico de linguagens midiáticas na educação infantil, visando a promoção de aprendizagens significativas e o exercício do protagonismo infantil.
  • Contribuir para que se estabeleça na convivência cotidiana da comunidade escolar – crianças, professores, funcionários, direção, coordenação pedagógica, pais de alunos, APM e Conselho de CEI - uma rede de interações dialógicas e significativas, de modo a suscitar, o sentimento de pertencimento, a circulação de informações e uma maior participação de todos esses atores na construção do Projeto Pedagógico.


  
Objetivos Específicos:
  • Subsidiar a ampliação e o aprimoramento das ações a serem desenvolvidas em projetos de rádio escolar, articulando-as com o Projeto Pedagógico.
  • Propiciar à equipe docente a vivência do uso de recursos digitais em seu processo de formação, no planejamento de ações didáticas envolvendo linguagens midiáticas e no registro do trabalho pedagógico.
  • Promover a utilização de espaços virtuais como meios de formação de professores, de convivência da comunidade escolar e de registro e avaliação do trabalho pedagógico.

 Eixos curriculares:

 Educomunicação/ Linguagens Midiáticas/ Protagonismo infantil/ Linguagem Verbal/ Convivência

     
 Conteúdos:
  • Princípios da educomunicação com ênfase à linguagem digital, impressa e áudio-visual.
  • A rádio escolar como recurso pedagógico e exercício de cidadania.
  • A linguagem verbal e o  desenvolvimento da oralidade e da expressividade comunicativa
  • O uso de novas linguagens como meio de  registro, avaliação e veículo de comunicação do  trabalho pedagógico: rádio, jornal mural, cartas, banner, fotografias, áudio visuais etc.
  • Noções básicas de informática: Internet (blog, redes sociais, pesquisas), Word, Paint,  Audacity etc.
  • Reflexão crítica sobre o uso de novas tecnologias.
  • O papel da escola no processo de  Inclusão digital.
  • O uso das mídias nos diversos dos campos de aprendizagem na educação infantil: linguagem oral, linguagens artísticas, jogos e  brincadeiras etc.
  • A convivência como espaço de aprendizagem.
  • Gestão democrática, protagonismo infantil e participação das famílias.
  • Educação dialógica e cultura de paz.

 Metodologia e estratégias:

  • Leituras compartilhadas.
  • Pesquisa com a comunidade escolar (educadores e famílias) para avaliar o processo de inclusão digital.
  • Parceria com o setor de Informática Educativa da DRE/MP, o programa “Nas ondas do rádio” e Telecentro do CEU Vila Curuçá “Irene Ramalho”.
  • Participação das discussões do Conselho do CEI e APM sobre o destino de verbas e implementação do Cantinho da Informática na brinquedoteca.
  • Oficinas para compartilhar saberes na área da informática.
  • Pesquisas na internet sobre temas relevantes para o projeto.
  • Organização de fórum de discussões e interação através de recursos da internet.
  • Oficinas de produção de rádio.
  • Tematização de práticas.
  • Reflexões sobre o trabalho pedagógico a partir da  análise de recursos audiovisuais e outros veículos de comunicação.
  • Elaboração de textos e ferramentas comunicativas: postagens no blog, jornal mural, cartas, cartazes etc
  • Elaboração de ações didáticas no campo da comunicação envolvendo crianças e famílias, com ênfase na linguagem verbal e na convivência.
  • Organização de Mostra de Cultura Infantil com ênfase na questão da comunicação (conteúdo e formato).

Etapas: 

Março
Levantamento bibliográfico e organização de recursos materiais e digitais para o desenvolvimento do projeto.
Pesquisa sobre inclusão digital na comunidade escolar.
Primeiras reflexões sobre os princípios que fundamentam o projeto: protoganismo, infantil, educação dialógica, participação das famílias, uso crítico de  novas tecnologias.
Abril a Maio
Fundamentação teórica
Oficinas de informática e rádio
Criação de fórum de discussões em ambientes virtuais.
Articulação da temática do projeto com as programações  didáticas.
Junho a Julho
Fundamentação teórica
Reflexões sobre o trabalho pedagógico a partir do enfoque da educomunicação.
Proposição de ações didáticas envolvendo crianças e famílias com ênfase na comunicação (linguagem verbal e convivência)
Agosto  a setembro
Avaliação da primeira etapa do projeto e sua articulação com o Projeto Pedagógico.
Retomada dos princípios norteadores que embasam o trabalho com ênfase à questão da inclusão digital, a cultura de paz e convivência ética.
Organização da 7ª Mostra de Cultura Infantil com ênfase nas ações desencadeadas pelo PEA e na busca de um aprimoramento comunicativo.
Articulação do PEA ao tema norteador do CEU Vila Curuçá “Eu, o meio e o outro” (preparação do 2º Seminário Integrado do CEU Vila Curuçá).
Outubro a novembro
Reflexões teóricas e práticas sobre os saberes desencadeados pelo projeto.
Pesquisa com a comunidade escolar sobre o uso de mídias e  comunicação no CEI.
Sistematização do trabalho pedagógico através de diferentes  recursos comunicativos
Dezembro
Avaliação final do projeto
Levantamento de demandas, necessidades e interesses para a continuidade do projeto.


  Resultados Esperados:

  • Que os professores consigam aproximar-se e apropriar-se de novas linguagens comunicativas e midiáticas, aplicando-as na sistematização de sua prática, na articulação com o   Projeto Pedagógico do CEI e nas discussões sobre educação infantil .
  • Que nas ações desencadeadas pelo PEA, as crianças tenham efetivamente acesso direto ou indireto a mídias e eletrônicos, apropriando-se desses recursos e participando efetivamente de seu  processo de aprendizagem, e ainda, que suas produções sejam valorizadas nessas ações (rádio, blog, produções digitais, mostra de cultura infantil etc.).
  • Que sejam promovidas oportunidades de convivência através de diferentes linguagens comunicativas, possibilitando uma maior participação e integração de educadores, famílias e crianças no trabalho desenvolvido no CEI.
Avaliação:
A avaliação do projeto será contínua, sendo reservado o último encontro de cada período /etapa para adequação de procedimentos e incorporação das demandas formativas que surjam durante  o desenvolvimento do PEA, havendo ainda dois momentos semestrais para  retomada dos objetivos e análise dos resultados obtidos.  Serão delimitados como indicadores para a avaliação os seguintes aspectos:

  1. A apropriação por parte dos professores dos novos recursos comunicativos e midiáticos.
  2. A promoção do protagonismo  infantil .
  3. A ampliação e  qualificação das oportunidades de   convivência da comunidade escolar. 

Referências Bibliográficas:
ASSUMPÇÂO, Zeneida A. A rádio escolar no espaço infantil; para falar e escrever melhor. São Paulo: Annablume, 1999.
BALTAZAR, Marcos. Rádio escolar: letramentos e gêneros. Educs: ....., 2009.
CONSANI, Marciel. Como usar o Rádio na Sala de Aula. São Paulo, Contexto.FALK, Judit (org).  Educar os três primeiros anos; a experiência de Lóczy. Araraquara: JM Editora, 2004.
FREIRE. . Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
________ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000.
MATURANA, Humberto. Formação Humana e Capacitação. Petrópolis: Vozes, 2008.
São Paulo (SP). Lei Municipal nº 13.941. Institui o Programa EDUCOM – Educomunicação pelas Ondas do Rádio,  de 28 de dezembro de 2004. 28 de dezembro de 2004.
São Paulo (SP).  Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 46.211. Regulamenta o Programa EDUCOM – Educomunicação pelas Ondas do Rádio, de  15 de agosto de 2005.
________ Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo. São Paulo: SME/DOT, 2006.
________. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares; expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para educação infantil. São Paulo: SME/DOT, 2007.
________Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Mídias no Universo Infantil: um diálogo possível. São Paulo: SME/DOT, 2008
________ Portaria 5792/09 – SME. Define normas complementares e procedimentos para a implementação do Programa nas Ondas do Rádio, de  dezembro/2009.
SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação. São Paulo, Cidade Nova, 1996.