PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

PARTICIPAÇÃO DO CEI NO 1º SEMINÁRIO INTEGRADO DO CEU VILA CURUÇÁ

No dia 27 de setembro de 2010 foi realizado, no teatro Luís Gonzaga, o 1º Seminário Integrado do CEU Vila Curuçá. O objetivo foi a troca de experiência entre as Unidades Escolares e os demais setores que compõem o CEU e a divulgação dos projetos aqui desenvolvidos. O Seminário abordou o tema PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. O CEI CEU Vila Curuçá apresentou quatro relatos de práticas:


"CUIDAR DE SI, CUIDAR DO OUTRO"


As Profªs Sônia Godoy e Katiane relataram uma situação ocorrida no cotidiano da turma em que atuam (Berçário II - 1 a 2 anos). Nessa vivência uma criança brincando com uma boneca, reproduziu em detalhes os cuidados e o carinho que recebe diriamente das educadoras. A partir desse relato as professoras fizeram uma reflexão sobre a importância do cuidar e da afetividade para o desenvolvimento da criança e também sobre como as atitudes dos adultos são referências fundamentais em seu processo de formação.


"PROJETO COZINHA EXPERIMENTAL"


A Profª Fernanda apresentou o relato do Projeto "Cozinha Experimental" desenvolvido regularmente no CEI e que, na Páscoa, promoveu uma atividade em que todas as turmas prepararam bombons de chocolate. Entre as várias aprendizagens que a crianças puderam realizar nesta atividade, a professora destacou a importância de vivenciar formas alternativas de comemorar a Páscoa, sem dar tanta ênfase ao consumismo tão comum em datas como essa.


"FEIRA DO LIVRO"


A Profª Antonia Batista apresentou o relato sobre uma atividade ocasional realizada no "Dia do Livro" com as crianças do 1º Estágio (3 a 4 anos). Nessa ocasião cerca de noventa livros foram expostos na área externa do CEI de forma a possibilitar à criança escolher com autonomia aquele de sua preferência. A professora destacou que a preocupação em dar acesso às crianças ao acervo da escola (400 livros) é uma constante no cotidiano do CEI e que, embora as crianças ainda não estejam em fase de alfabetização, essa é uma forma de estimular desde cedo o gosto pela leitura e o respeito pela conservação do livro.


"CIRCUITO DE MOVIMENTOS"

O Prof. Pedro Paulo relatou uma sequência didática desenvolvida no Berçário I (0 a 1 ano), em que foi organizado um circuito de movimentos utilizando materiais como caixas de papelão, garrafas pets, tecidos e outros objetos. O professor destacou a importância do reaproveitamento desse tipo de material não estruturado nas atividades com os bebês e também como as práticas corporais são fundamentais no processo de desenvolvimento da criança, assim como para a qualidade de vida das pessoas de um maneira geral.



MAS AFINAL DE CONTAS O QUE É "SUSTENTABILIDADE"?
Para nós do CEU CEI Vila Curuçá, práticas sustentáveis são aquelas que promovem uma convivência harmoniosa entre o homem e o seu meio, seja através da preservação da natureza; seja através de uma cultura de paz; seja na busca de alternativas para a sobrevivência humana. Quando uma criança é cuidada, quando aprende formas mais positivas e criativas de se relacionar com o mundo ao seu redor, quando se torna um leitor crítico ou ainda quando mantém uma relação saudável com o seu próprio corpo, certamente ela também está se tornando uma pessoa capaz de amar, respeitar e conservar o seu planeta. Mas essa idéia de SUSTENTABILIDADE ainda é muito nova para todos nós! E para você, o que é sustentabilidade? Deixe aqui a sua opinião.