Como educadoras estamos felizes por poder postar a primeira atividade desenvolvida com o nosso berçário 2 dentro das linguagens midiáticas. Eles que, conforme a reportagem da revista Época – edição 675/ 25 de abril de 2011 afirma, são a geração pós-PC e terão em suas mãos muito mais agilidade, diversão e funcionalidade.
Com a definição do tema do nosso PEA - "Convivendo e aprendendo nos caminhos da educomunicação" – temos enfrentado o desafio de fazer uso das novas tecnologias com crianças, que embora tão pequenas, já estão imersas nessas linguagens. Em nosso cotidiano, porém, a questão está em transformar essas vivências em reais situações de aprendizagem.
Partindo desse pressuposto elaboramos a atividade “Caixa de eletrônicos”, baseado na leitura do texto de formação “As mídias no universo infantil: um diálogo possível”, onde todo instrumento oferecido foi, assim usado como ferramenta de manipulação a fim de explorar o material e familiarizá-las com o processo de entendimento das mídias.
Cremos que na medida em que forem explorando os materiais apresentados e gradativamente forem inseridos outros, as crianças farão emergir novos conhecimentos e ressignificarão esses objetos.
Pudemos observar nessa atividade que houve grande interação das crianças com os objetos, alem das relações interpessoais e intrapessoais desencadeadas.
Professora : Pra que serve esse aparelho (telefone)?
Crianças: Alô!
Professora:E esse aqui (microfone)?
Crianças: Cantar!
Professora: Esse aqui a gente usa pra que (teclado)?
Crianças: <#&*8/???
De posse dos objetos muitos cantaram, ligaram para suas mães, inclusive com as caixinhas de som e teclaram bastante. Talvez sejam suas primeiras investidas para terem toda a vida digital em suas mãos.
Com a definição do tema do nosso PEA - "Convivendo e aprendendo nos caminhos da educomunicação" – temos enfrentado o desafio de fazer uso das novas tecnologias com crianças, que embora tão pequenas, já estão imersas nessas linguagens. Em nosso cotidiano, porém, a questão está em transformar essas vivências em reais situações de aprendizagem.
Partindo desse pressuposto elaboramos a atividade “Caixa de eletrônicos”, baseado na leitura do texto de formação “As mídias no universo infantil: um diálogo possível”, onde todo instrumento oferecido foi, assim usado como ferramenta de manipulação a fim de explorar o material e familiarizá-las com o processo de entendimento das mídias.
Cremos que na medida em que forem explorando os materiais apresentados e gradativamente forem inseridos outros, as crianças farão emergir novos conhecimentos e ressignificarão esses objetos.
Pudemos observar nessa atividade que houve grande interação das crianças com os objetos, alem das relações interpessoais e intrapessoais desencadeadas.
Professora : Pra que serve esse aparelho (telefone)?
Crianças: Alô!
Professora:E esse aqui (microfone)?
Crianças: Cantar!
Professora: Esse aqui a gente usa pra que (teclado)?
Crianças: <#&*8/???
De posse dos objetos muitos cantaram, ligaram para suas mães, inclusive com as caixinhas de som e teclaram bastante. Talvez sejam suas primeiras investidas para terem toda a vida digital em suas mãos.
BERÇÁRIO 2 D/E/F
Profªs Ana Paula, Rosália e Rosana
CONTINUANDO A BRINCADEIRA COM ELETRÔNICOS NOS BERÇÁRIOS II A/B/C