PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

sábado, 11 de setembro de 2010

"Meu CEI no céu...Eu sei no CEU"

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO

CEU CEI VILA CURUÇÁ






Crianças criando a capa do PPP







"[...] Considerando todos estes aspectos, ao darmos início à discussão sobre a Proposta Pedagógica junto à equipe (ainda em 2004), percebemos que a maioria dos profissionais que ali estavam, incluindo direção e coordenação, [...] optou em trabalhar no CEU CEI Vila Curuçá por estarem procurando novos desafios e um ambiente que propiciasse novas possibilidades no trabalho com bebês e crianças pequenas. Usando de uma metáfora, todos estavam buscando um "céu" para trabalhar.







Inspirados nessa metáfora e após muitas reflexões, criamos a referência geradora - [...] - que viria a nortear todas as nossas ações de 2004 até a presente data: "Meu CEI no céu...Eu sei no CEU". Através deste trocadilho buscamos expressar de maneira lúdica, qual seria o enfoque a ser dado ao Projeto Pedagógico em nossa Unidade, ou seja, a criação de um ambiente acolhedor e harmonioso (um céu!), a apropriação dos espaços (meu CEI!), a construção de saberes (Eu sei!) no Centro Educacional Unificado (no CEU!).








Embora o objetivo principal fosse ter como base essa referência nas ações desenvolvidas junto às crianças, essa abordagem passou a ser o fio condutor de toda a nossa prática, já que o acolhimento, a necessidade de pertencimento e o aprender são aspectos relevantes não só para os pequenos, mas também perpassa todas as relações entre os adultos, seja entre direção e profissionais, equipe técnica e pais, pais e professores, CEI e comunidade, CEI e CEU ou ainda, num esfera mais ampla entre CEI e SME.








Dessa forma, essa referência geradora foi sistematizada através do mapa conceitual anteriormente apresentado, cuja abrangência não se restringe unicamente às ações didáticas, mas sim representa uma bússola que conduz diariamente a nossa prática no cotidiano do CEI. [...]"




 MAPA CONCEITUAL: