PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

RÁDIO PINGO DE GENTE AO VIVO DURANTE A FESTA JULINA





Durante a Festa Julina realizada no  CEU CEI  Vila Curuçá no último sábado dia 16/07/2011, a Rádio Pingo de Gente colocou o "microfone na roda" e abriu espaço para todos da comunidade escolar  soltarem a sua voz darem o seu recado ao vivo. As crianças cantaram, enviaram mensagens; os adultos fizeram homenagens, brincadeiras. Houve até transmissão  do Correio Elegante Eletrônico,  da Cadeia da Amizade (para serem soltas as pessoas precisavam enviar mensagens pelo Rádio!). Destacamos também a participação da sanfoneira "Dona Gislena" (grupo da 3ª Idade do CEU) e do locutor "Júlio" (esposo da Profª Janaína) e do nosso "DJ" André. Confiram abaixo a programação na voz da nossa mais recente repórter,  a A.T.E. Eliana Mancuzo. Fica aí também o desafio: ADVINHA DE  QUEM É A VOZ DO BOB ESPONJA?

Radio na Festa Julina by Radio Pingo de Gente

FESTA JULINA - 16/07/2011



"No dia último 16 de julho de 2011 realizamos a nossa Festa Julina. Além de valorizar uma tradição cultural, esse evento  representou o fechamento de um semestre em que vários projetos e ações foram desenvolvidos a partir do tema: "Convivendo e aprendendo nos caminhos da educomunicação" - foco do nosso PEA em 2011. Toda a preparação da festa contou com a participação de crianças, professores, equipe técnica, funcionários e pais de alunos. Podemos dizer que ela cumpriu o seu propósito, pois realmente criamos muitas oportunidades significativas  de convivência e aproximação entre todos. Outro aspecto importante foi a utilização de recursos educomunicativos na programação da festa: Rádio Pingo de Gente ao Vivo (com microfone aberto para crianças e adultos); Correio Elegante Eletrônico (enviando mensagens através de gravador digital); Cadeia da Amizade (um espaço lúdico para aproximação das pessoas e transmissão de mensagens pela Rádio) e brincadeiras típicas (Pescaria, Tomba-Lata preparado pelas crianças). As famílias e educadores mostraram os seus dotes culinários e prepararam um "festival de comidas e bebidas típicas" em que receitinhas tradicionais puderam ser degustadas, como o quentão sem álcool (que fazemos lá em casa!). Mais o ponto alto de nossa festa foi, sem dúvida,  a participação da nossa amiga e sanfoneira Dona Gislena, participante do grupo da Terceira Idade do CEU Vila Curuçá. Esse momento mágico em que, ao som da sanfona,  crianças, educadores, familiares, amigos se irmanaram em uma ciranda que surgiu espontaneamente está registrado no vídeo acima. Agradeço a todos pela experiência maravilhosa de  fazer parte dessa equipe e dessa comunidade escolar!"

Rosmari - Diretora de Escola


"Penso que nossa Festa Julina foi planejada a partir do pressuposto de Freire que a Educação deve ser dialógica. Nesse sentido, ela foi se desenhando a cada discussão realizada, e foram muitas, o que mostra o comprometimento do grupo e o quanto estávamos engajados nesse processo, que foi criando forma através dos ensaios, preparativos e contribuições pessoais. Foi um processo interativo entre toda a comunidade escolar, que esteve envolvida desde a reunião de pais. Tivemos algumas dificuldades próprias do trabalho, em virtude do porte do evento, no entanto todo esforço foi empregado no sentido de articular a educomunicação no trabalho do CEI numa perspectiva de conhecimento e cidadania."

Profª Ana Paula


"Quando se pensa em organização de festa, seja ela em que segmento for (familiar ou social) surgem muitas dúvidas, muitas questões a serem resolvidas e quando essa mesma festa tem um caráter escolar, a organização torna-se muito mais complexa, pois há o envolvimento de pais, professores e funcionários. Tudo deve correr normalmente em clima de paz e descontração. Às vezes, nessas festas ocorrem alguns mal entendidos, desencontro de informações, porém com o diálogo tudo se resolve. No CEI nós também  não estamos livres desses contratempos. Afinal a convivência humana nem sempre é harmoniosa, mas tudo serve de aprendizado. Tivemos uma festa Julina onde a interação pais/professoras foi positiva, inclusive muitos pais elogiaram a organização.Tenho a convicção de que nas próximas a tendência é inovar e melhorar cada vez mais!"

Profª Maria Teresa

"A sensação de estar aprendendo gera muitas alegrias para as crianças. O sucesso por pequenas conquistas encorajam a enfrentar novos desafios e a quebrar os medos e as inseguranças, que são os riscos do saber. Portanto, no desejo de contribuir com essa parceria apresentamos,  neste projeto, algumas sugestões para transformar a Festa Junina da escola na celebração da aprendizagem, construção de vínculos, resgate das memórias, cultura, beleza, troca de experiências e interação com as famílias e a comunidade."

Profª  Cida Miranda