PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Programa: "As aventuras da vovó Falda"

"Vóvó Falda atravessando a ponte" (Samuel - 3,7 anos)



As Aventuras da Vovó Falda by Radio Pingo de Gente

"Making Of"

"Olá, aposto que vocês acabaram de ouvir a história da vovó Falda e devem estar curiosos para saber como ela surgiu. Nós do Mini-Grupo 2-E e nossas professoras Beatriz e Katiane, junto com o nosso amigo André, criamos esse encontro com a vovó Falda entre a ida à feira para comprar legumes e frutas até chegarmos na floresta cheia de bichos como tigres, jacarés, leões etc.
Então tudo começou quando nossas professoras combinaram com a gente na Roda de Conversa a gravação de outra história para a Rádio Pingo de Gente, para colocarmos aqui no nosso blog.
Fomos à busca de um lugar tranqüilo e silencioso para realizar a atividade, não poderia ser em lugar melhor: o Teatro Luiza Gonzaga do CEU Vila Curuçá. Mas como todo artista, aquecemos nossa voz, cantando algumas músicas como: O sapo não lava o pé, Tom e Jerry, Dona Aranha e a Top 10 “Borboletinha”.
Logo em seguida a professora Beatriz começou a contar a sua história da vovó Mafalda e nós começamos a contar a nossa história: As aventuras da vovó Falda e assim esperamos que vocês, nossos ouvintes, curtam essa versão e não percam a próxima. Até mais!"
Turma do Mini-Grupo-E “by” Profª Katiane



"Iniciamos nossa atividade da hora da história por um passeio pela área externa do CEI até o teatro. O ATE André, responsável pelas mídias de nossa escola nos acompanhava com o gravador sempre à disposição, com o objetivo primeiro de gravar as canções infantis preferidas de nossas crianças.
O entusiasmo das crianças ao se ouvirem cantando nos motivou a gravarmos também nossa hora da história.A criatividade de nossas crianças gerou esse belo programa: As aventuras da vovó Falda. Agradecemos muito ao André e a professora Katiane."
 Prof ª Beatriz





O educador André editando o programa




Fazendo um balanço desse primeiro ano do Projeto “Rádio Pingo de Gente”, percebo o quanto estamos aos poucos encontrando um jeito próprio de usar a linguagem radiofônica de forma articulada com as demais ações pedagógicas desenvolvidas com crianças pequenas no CEI. Esse último programa é um exemplo disso. Foi uma ação coletiva que envolveu crianças, professores, educadores e gestão. Novos espaços foram explorados e dessa vez o cenário foi nada mais, nada menos que um teatro! Vejo nesse percurso quantas aprendizagens todos nós estamos fazendo! As professoras demonstraram a sua capacidade de flexibilizar seus planejamentos, possibilitando que as crianças se tornassem as protagonistas da situação. Afinal, a história da vovó Mafalda pode ser recriada pelas crianças e novos conteúdos significativos para elas puderam, assim, emergir: alimentos, animais, hábitos de higiene, meios de transporte, fantasias... Além disso, as crianças fizeram novas vivências com o uso de gravadores digitais, microfones e computadores. A história começou no teatro, voltou para a sala de aula, foi para a secretaria (nossos estúdios!), entrou para a Rádio e depois para o mundo através da internet. Os conhecimentos estão em movimento e, a cada dia que passa, acredito que  a rádio está se tornando uma possibilidade concreta de valorização da criança pequena e da cultura infantil, ou simplesmente um canal em que ela pode exercer com liberdade e alegria o seu direito à voz. Agradeço aos meus queridos amigos de equipe e torço para que todos nós, assim como a “Vovó Falda”, tenhamos sempre a coragem de seguir adiante, mesmo com os riscos que possam surgir no caminho, e encontremos nessa jornada muita alegria e os melhores alimentos para nutrir os nossos sonhos educacionais. Um grande beijo." 
Rosmari Pereira de Oliveira (diretora de escola)