PROTAGONISTA: A CRIANÇA!

Hoje é domingo, pé de cachimbo...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

6ª MOSTRA DE CULTURA INFANTIL DO CEU CEI VILA CURUÇÁ

"Cuidar de si, cuidar do outro: ressignificando a convivência no Centro de Educação Infantil"




"O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência."

Humberto Maturana




Data: 27 de setembro a 01 de outubro de 2010
Local: Foyer do CEU VILA CURUÇÁ
Av Marechal Tito, 3400 - Itaim Paulista

Amigos, vejam  no álbum abaixo as fotos do evento:



6ª Mostra Cultura Infantil (2010)

5 comentários:

  1. Um pouco de história...

    A realização de Mostras de Cultura Infantil pela equipe do CEU CEI Vila Curuçá nasceu de uma necessidade de dar maior visibilidade às práticas desenvolvidas no CEI junto a crianças pequenas e também como meio de síntese, registro e avaliação do trabalho.
    A primeira iniciativa aconteceu na primavera de 2005, ocasião em que os professores organizaram uma exposição de trabalhos em comemoração à chegada da estação. A exposição foi instalada no local em que hoje funciona a nossa brinquedoteca. Ao visitar a exposição, a gestora do CEU, Adélia Marinho, convidou-nos a organizar uma exposição no Foyer durante a comemoração do aniversário do CEU Vila Curuçá, em novembro daquele ano. A equipe topou e foi realizada então a 1ª Mostra de Cultura Infantil do CEU Vila Curuçá. A proposta da 1ª Mostra era apresentar à comunidade escolar nosso Projeto Pedagógico a partir da referência geradora “Meu CEI no céu... Eu sei no CEU”. Desde lá a Mostra passou a ser realizada anualmente.
    A organização da Mostra promove um intenso e dinâmico movimento da equipe. A discussão dos erros e acertos ao longo desses anos representou uma grande oportunidade de avaliação do trabalho pedagógico. Nosso desafio na realização de uma Mostra é fazer com que o público perceba a participação da criança pequena em todo o processo educativo. Para além de expor um produto acabado, buscamos mostrar o processo em que ocorreram as atividades apresentadas. Nesse sentido em todas as Mostras realizadas até hoje, buscamos propor algumas atividades em que o público possa interagir e assim entender o trabalho desenvolvido com a criança, como por exemplo: pinturas, exploração tátil, brincadeiras, registro no livro de visitas através de desenho etc.
    A partir da 2ª Mostra de Cultura Infantil passamos a articular a temática da exposição à meta proposta para a equipe no processo de avaliação de desempenho de cada ano letivo. Nesse sentido a grande ênfase da Mostra em 2006 foi a questão do registro e em especial a exposição dos portfólios das turmas de alunos. Em 2007, a 3ª Mostra de Cultura Infantil teve como foco a questão do brincar e da brinquedoteca.
    Com o início da realização dos PEAs (Projeto Especial de Ação) nos CEIs, a temática da Mostra passou também a articular-se com o esse processo de formação dos professores. Assim, a 4ª Mostra de Cultura Infantil, em 2008, enfatizou o tema toque corporal e da afetividade (“Tocar e trocar: a inclusão do amor como currículo essencial”), a 5ª Mostra, em 2009, a questão do brincar e a 6ª Mostra traz agora em 2010 a proposta de reflexão sobre a convivência no CEI, como podemos ver na postagem acima.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A TODOS PELA MOSTRA DE CULTURA INFANTIL, FICOU MUITO LINDA, E PRINCIPALMENTE UM MOMENTO ESPECIAL PARA QUE OCORRA TROCAS DE EXPERIÊNCIAS. FICOU MUITO ESPECIAL TAMBÉM A RÁDIO ESTAR FUNCIONANDO DURANTE A MOSTRA, AS CRIANÇAS CANTANDO...
    HOJE FOI UM DIA ESPECIAL!
    PROFESSORA JANAINA

    ResponderExcluir
  3. A nossa mostra ficou um espetáculo, maravilhosa, parabéns amigas e colegas do CEU CEI VILA CURUÇÁ!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah e amigos tbm né, Pedro,Claudemir e Davi!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos por mais uma vitória
    perseverança sempre "Algo só é impossivel até que venha alguém e prove o contrário"
    Albert Einstein

    ResponderExcluir